Páginas

Custom Search

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O gênio das pernas tortas


Registrado pelo nome de Manoel dos Santos, o inesquecível Mané Garrincha sempre será um capítulo à parte na história do futebol brasileiro e mundial. Começando sua carreira profissional em 1953, com 23 anos, tinha como uma de suas grandes características, uma atrofia física, ou seja, ele tinha a perna direita torta e 6 cm maior que a esquerda, muitos dizem que o Mané nasceu com este problema, porém outros culpam uma poliomielite na infância como a responsável por este distúrbio.

Este caso é uma incógnita física no mundo do futebol pois muitos médicos acreditavam que Garrincha não deveria sequer correr, o fato de ele andar era um milagre que o rapaz deveria se contentar em proteger o que foi ignorado, pois, garrincha era impressionantemente desleixado com sua vida e saúde, Garrincha muitas vezes não treinava, ou aparecia de ressaca nos treinos. Alcoólatra e fumante excessivo, chegando a consumir três carteiras de cigarro por dia, o destino levou o Mané à morte por cirrose hepática.


                                                  "Deus escreve certo por pernas tortas.”
                                                                                    (Nelson Rodrigues)

A carreira de garrincha era para ter começado alguns momentos antes, porém no rudimentar profissionalismo em que se mantinha o futebol carioca nos anos 50, era muito normal o jovem vindo do interior com alguma carta de recomendação dada por algum padrinho se apresentar no clube para realizar testes, entrando quase sempre nas posições de lateral ou ponta do time reserva.
O rapaz, chamado de Manoel dos Santos fez testes no Vasco, Fluminense e São Cristóvão, mas pelo seu aspecto pobre, com calças remendadas, camisa encardida e não ostentar nem mesmo uma chuteira para fazer o teste, o jogador era julgado inferior aos outros, inclusive pela sua deformação nas pernas, e nem sequer teve muitas oportunidades de demonstrar o motivo de estar ali nesses três clubes.
Certo dia, o médico do Botafogo (Dr. Arati) foi convidado para apitar um jogo do time da cidade de Garrincha, e após o jogo Arati ficou completamente impressionado com a capacidade daquele rapaz que driblava em disparate apesar da diferença de uma perna para a outra e decidiu então ser o padrinho que Garrincha nunca teve. Comprou chuteira, pegou um uniforme com o roupeiro do clube e disse ao técnico do Botafogo na época, Gentil Cardoso que deixasse o Manoel fazer o teste entre os reservas, O técnico Gentil Cardoso inicialmente debochou do jogador. "Aqui no Botafogo chega de tudo. Até aleijado", comentou, porém liberou o teste. No dia 30 de junho de 1953, pela manhã, Garrincha ingressou nervoso no vestiário de General Severiano mas, ao nem ser notado, recuperou a tranqüilidade e, incorporando o espírito do moleque driblador que sempre o acompanhou, teve a brilhante idéia de meter a bola no meio das pernas de Nilton Santos.


“Se o cobrão desse time é o Nilton Santos, vou dizer que jogo na ponta-direita e trato logo de passar a bola pelo meio das pernas dele”.
(Suposta frase de Garrincha ao Arati)

E foi exatamente isso que aconteceu: Naquele dia o treino em General Severiano foi mais curto, tudo porque após pegar duas baratas do até então surpreendente ponta direita, o gigante Nilton Santos se retirou do campo indignado e foi seguido pelo técnico Gentil, que enquanto andava apitou o fim do coletivo. Já no vestiário, quando percebeu a entrada do técnico, Nilton Santos foi logo gritando: “Seu Gentil, contrate logo esse torto de uma figa, porque, se ele for parar em outro clube eu não vou mais dormir sossegado”. Assim nascia o Mané Garrincha...




Garrincha foi crescendo no futebol, aparecendo, dominando e destruindo todos que enfrentava, deixando seus marcadores tontos e mais tortos do que sua perna, que por muitos de seus adversários tinha sido renegada, assim como o seu talento. Já o Botafogo, recebeu em forma de vitórias, títulos e imortalidade na história o agradecimento do gênio pela oportunidade recebida.


Na seleção brasileira, Garrincha foi marcado por duas copas, com atuação surpreendentemente magnífica na copa de 58 e outra memorável na copa de 62, garrincha foi possivelmente mais que Pelé, o responsável pela lenda que paira sobre o futebol brasileiro e sua reconhecida arte em jogar bola.



O Mané certa vez ao responder uma entrevista disse ao jornalista que, no dia em que perdesse uma partida jogando pela seleção brasileira, nunca mais vestiria a amarelinha. E o Mané só perdeu uma partida pela seleção canarinho em toda sua história – exatamente a última. Foi na copa de 1966 contra a Hungria.

“Existem dois jogadores que agente pode dizer que venceram uma copa sozinho, é o Garrincha em 62 e o Maradona na copa do México em 86.”
(Juca Kfuri)


Gol de Garrincha na final da copa de 1962 contra a União Soviética do goleiro Yashin, o “Aranha Negra”

Considerado o maior driblador da história do futebol, Garrincha era dono de um estilo despretensioso, “irresponsável” e brilhantemente prático, Garrincha não precisava conhecer as táticas do seu time, muito menos do adversário, Amarildo, atacante que foi companheiro no Botafogo, chegou inclusive a dizer que o gênio das pernas tortas entrou no túnel central do Maracanã sem saber contra quem ia jogar!


"Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo, irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho."
(Carlos Drummond de Andrade)

21 comentários:

  1. Bom dia!

    Hoje, no NET ESPORTES, uma SUPER-INTERATIVIDADE. É o "QUAL É O JOGADOR". Vamos ver se você consegue descobrir!

    LINK: http://net-esportes.blogspot.com/2011/01/qual-e-o-jogador-1.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que belo post. O Mané, incomparável Garrincha. Gênio sem dúvida.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não vi ele jogar, mas pelos vídeos e fotos, ele sem dúvida era um gênio. Era cada drible desconcertante...

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mané Garrincha, grande craque.

    As frases desse texto são muito legais, principalmente a do Drummond.

    Realmente, precisa-se de um novo Garrincha, que nos alimente o sonho!

    Abraço!

    www.net-esportes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O Anjo das pernas tortas.Mané Garrincha foi um grande craque,pena que tenha se envolvido com a bebida.É difícil ter craques como ele nos dias de hoje.

    abraços!
    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Grande exemplo mesmo ... não sabia que ele só tinha perdido um jog pelo brasil, sensacional.

    ResponderExcluir
  7. Figuraça né cara?
    Que bom que curtiu.
    Abração e um bom ano.

    Rodrigo Carvalho

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou Rodrigo Dutra, e gostaria que fizesse-mos uma parceria entre meu novo blog e o seu... O blog "Mania de Gremista" está no ar desde o dia 1º, e tem a intenção de mostrar o Grêmio na voz do gremista e de quem gosta do Imortal! Saiba +:
    http://maniadegremista.blogspot.com/2011/01/mania-de-gremista-no-ar.html
    Já estou seguindo seu blog, coloquei seu nome entre os parceiros e seu link no Mania e aguardo que faça o mesmo... meu banner está em "Parceria" peço que dê preferência ao banner em html.
    Qualquer coisa: rodrigodutraa10@gmail.com.
    Um grande abraço brother!
    Sucesso em 2011!!!
    Rodrigo Dutra

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post! Parabéns! Esse jogava demais, sem noção, dificilmente acharemos um jogador desse nível hoje em dia!

    Abs,

    Central do Pitaco

    ResponderExcluir
  10. Sem palavras para o post! Sensacional.

    Estou de volta!

    Abração,

    Luís - @luisfbarreiros
    porforadogramado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Sensacional postagem!!! espetacular!

    Entra no Mania e comente os posts, que sempre farei o mesmo, recomendo que veja os destques e as Camisas da Libertadores e comente...

    maniadegremista.blogspot.com
    um grande abraço :)

    ResponderExcluir
  12. Relativamente à questão que deixaste no Contingente Tuga:

    Por acaso até soube, mas tendo em conta o enorme carinho que o público benfiquista tem pelo Nuno Gomes e a avançada idade do jogador, parece-me um bocado irreal essa proposta. Duvido honestamente que se venha a concretizar, e caso se venha a concretizar duvido que seja benéfica para qualquer uma das partes, saindo mais lesado o Flamengo porque o Nuno, apesar da experiência e do nome, já não tem o futebol que teve, encontrando-se no Brasil quem possa dar muito mais. Mas nisto do futebol nunca se sabe e eu nestas cosias gosto de ser surpreendido, significando isso que mais um português está a singrar no estrangeiro.

    Abraços

    www.contingentetuga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Grande post.
    Quanto ao interesse do Flamengo em Nuno Gomes (Benfica) para já apenas rumor como vários outros já apontados. Mas deixo aqui o link dessa postagem feita no nosso blog http://onossofuteb0l.blogspot.com/2011/01/novidades-do-dia.html

    Alguma coisa mais é só falar.

    Grande abraço
    O Nosso Futebol

    ResponderExcluir
  14. Mané Garrincha foi grande jogador sem dúvida!

    Obrigado pela visita e elogio ao meu Blog (do Manuel).

    Respondi lá mesmo ao seu comentário, mas repito aqui. Se quiser trocar links ou banners e seguir os Blogues de cada um, diga-me.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Está valendo o segundo quesito do Bolão das Notas.
    Agora, você avalia os escudos dos 20 times da Série A! Acesse e deixe suas notas!

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/2011/01/bolao-das-notas-escudos-dos-times-da.html

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Mané Garrincha foi seu dúvida um dos maiores craques da história do futebol brasileiro.
    Abraços!

    www.futnaintegra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo artigo,muito bom e bem escrito!

    http://digaofutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Sensacional,muito bom o texto sobre uma das maiores lendas do futebol nacional.

    O mané merece toda a reverência do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  19. Ooi migão,
    sei nada do garrincha não, mas sei que vc é competente no que faz, adorei o blog...
    bjinhu!

    ResponderExcluir
  20. Show, muito show o texto sobre o grande garrincha, parabéns pelo trabalho.
    Realmente ele merece todas as reverencias!

    ResponderExcluir