Após toda a #NovelaRG em que virou a negociação contratual do Ronaldinho e os três clubes que estavam diretamente a trabalhar na sua negociação (Palmeiras, Grêmio e Flamengo) apenas o Clube de Regatas Flamengo terá o direito de transformar em dinheiro a imagem mundial que o atleta detêm.Especialistas estão divididos no que diz respeito a mancha na imagem do craque, por conta da forma como seu empresário levou a negociação, irritando os dirigentes e torcedores de muitos clubes nacionais, o chamado Leilão.
Entretanto, de acordo com especialistas em marketing esportivo, apesar da polêmica que aconteceu em torno do novo camisa 10 do clube carioca, a reputação do esportista não deverá passar por grandes abalos que possam vir a depreciar um futuro projeto de exploração de imagem criado pelo Flamengo. É o que afirma Amir Somoggi, diretor da divisão de gestão do esporte da Crowe Horwath RCS, uma das maiores empresa de auditoria e consultoria do país.
“Eu não concordo com a imprensa que a imagem dele [Ronaldinho] tenha sido desgastada. Ele estava negociando como em qualquer negócio. Fica desgastada a imagem de alguém que não tem proposta. Não estou de acordo com essa teoria de que seu irmão estava fazendo leilão. Quem estava fazendo leilão eram os clubes”,
Rafael Plastina, diretor de marketing e desenvolvimento de uma empresa especializada em consultoria esportiva chamada Infomídia, foi além, e afirmou que tal negociação com grande exposição como foi essa pode gerar aspectos positivos ao craque e principalmente ao Flamengo, clube vencedor do processo.
“Em relação aos torcedores do Grêmio, que já tinham uma ressalva pela saída dele para a Europa, pode ser que fiquem até chateados, ou alguns mais radicais façam protestos como a gente viu na televisão. Mas eu não acredito que seja uma unanimidade. Eu acho que é muito pouco para arranhar a imagem do atleta”,
“Acredito que nessa novela, que até concordo que foi realmente muito longa e desgastante, muita coisa poderia ser evitada, mas não chegou a ponto de arranhar a imagem do Ronaldinho – ao contrário, cria muita expectativa para sua estréia”
O jornalista Erich Beting, diretor-executivo da Máquina do Esporte e professor dos cursos de pós-graduação em Gestão e Marketing Esportivo da Universidade Gama Filho, da Faculdade Trevisan e da Universidade Anhembi-Morumbi, entretanto, não entende que Ronaldinho tenha saído com sua imagem intacta em todo esse processo, acredita, sim, que o desempenho com a camisa do Flamengo poderá extinguir possíveis detrimentos.
“A imagem de Ronaldinho fica arranhada. Não fica 100%, mas depende muito se ele jogar bem para fazer com que isso acabe de vez. O caso do Ronaldo mostra bem isso. Ele precisou entrar em campo e mostrar resultados efetivos para que as empresas entrassem de vez no projeto. O Ronaldinho deve seguir nesta linha. Quanto maior o sucesso dele em campo, mais ele vai atrair os patrocinadores”, comparou Erich.
Porém no que se diz respeito ao marketing rubro negro, o flamengo tem um grande exemplo a ser seguido, ou melhor aprimorado, a relação de Ronaldo, o Fenômeno, com o Corinthians se tornou um ótimo modelo de projeto de sucesso fora do campo na exploração da imagem de um ídolo para captação de recursos.
O mercado esportivo brasileiro está em uma crescente evolução em vários aspectos, inclusive financeira e talvez por isso grandes jogadores como Fred, Robinho, Adriano, Roberto Carlos e “os Ronaldos” tenham aceitado sair da comodidade estrutural européia e serem repatriados.
A captação de recursos a partir do marketing foi o grande agente viabilizador da contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo. Segundo especialistas, o projeto deve seguir os passos do que já foi delineado na parceria Ronaldo/Corinthians.
“O Corinthians fez crescer seu faturamento, fica muito claro que foi um sucesso. Tem que explorar bem esta relação de paixão que o torcedor tem pelo ídolo e o interesse do patrocinador por esse tipo de projeto. Não adianta só o clube pagar a conta. Ele tem que faturar com o negócio”, afirmou Amir Somoggi.
Ainda mais importante é a chance do clube aprimorar o que já foi feito pelo clube paulista, promovendo novas iniciativas na área de marketing. É o que pensa Plastina, que realizou mestrado em marketing pela ESMA (Escuela Superior de Marketing y Administraccion).
“O Flamengo tem uma experiência anterior. Ele sabe tudo que deu certo e tudo que não deu certo com o Ronaldo. Acredito que nessa linha o Flamengo pode aproveitar e tentar incrementar com uma série de ações comerciais que não foram feitas com o Ronaldo e aprimorar as que não deram certo”.
Vale ressaltar, que a grande parceira na contratação do jogador pelo Flamengo, a Traffic é a maior responsável pela exploração da imagem do craque, empresa de gestão esportiva conceituada no país, a companhia inclusive irá abrir uma sede no Rio de Janeiro exclusivamente para gestão da imagem do atleta.
É, cara, com toda essa longa e chata novela, a imagem do RG fica mesmo um pouco arranhada, até por causa do Assis. Agora vamos focalizar no futebol do craque, que terá que justificar o altíssimo investimento.
ResponderExcluirAbraços!
www.blogfutebolnaveia.blogspot.com
e ai meu caro, blz.
ResponderExcluira de se levar em conta tbm que muito do os supostos torcedores e ex-admiradores de R9 são lógicamente gremistas e palmeirenses, e claro, todos aqueles que odeiam o rubro negro, mas para um time com a torcida que tem isso não é desculpas para não saber ganhar dinheiro em cima da imagem do cara....
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com
JOEL SANTANA na "Entrevista do Carvalho" de hoje!
ResponderExcluirNão perca!
http://opiniaodocarvalho.blogspot.com/
Com todo esse Leilão, ele terá que jogar muitas bola para compensar.
ResponderExcluirEspero mesmo que Deus o perdoe, pois a nação gremista, jamais perdoará.
Abraço
http://gremista-sangueazul.blogspot.com
Ronaldinho é a maior contratação do futebol Brasileiro de todos os tempos, se vestir a camisa igual o Ronaldo fora de campo, vai render um absurdo financeiro para Flamengo,Traffic e p/ ele!
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