Páginas

Custom Search

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Começa a Segunda guerra esportiva nacional!




A algum tempo atrás, aqui mesmo no admsports, foi exposto por mim a intenção do Clube dos 13 em abrir licitação para todas as empresas interessadas em transmitir o futebol nacional, e aplicar a política do “quem pagar mais ,leva”.De lá para cá, correu informações de que a atual detentora das transmissões nacionais, a rede Globo, não participaria desse futuro leilão, deixando assim a Record com caminho livre para o contrato com o clube dos 13, tal ação da emissora é justificada segundo um determinado diretor do canal carioca em declaração ao jornalista Lauro Jardim da Veja, pelo seguinte fato.
 “Nós vivemos de receitas publicitárias, eles têm também a Universal”.

Porém essa briga estava longe de acabar, ponto incomum entre a emissora e a Confederação Brasileira de Futebol, o “pupilo” de Ricardo Teixeira,  presidente do Corinthians, Andrés Sanchez foi o primeiro a iniciar a rebelião contra o C13, vindo a tempos, minando em atos ou imprensa a forma que o clube dos 13 trata dos interesses dos clubes integrantes, que no meu ver é equivocada realmente.
 "Não tem volta, nós vamos sair. O Corinthians está decepcionado com a atuação do Clube dos 13 e vai se desfiliar. Nós vamos pagar para ver. Pode apostar que nós vamos sair. O Corinthians tem 30 milhões de torcedores, tem a força e vai lutar pelos seus direitos e por uma melhor administração do futebol."
                     Andrés Sanchez - Presidente do Corinthians, entrevista ao programa camarote PFC

Mas faltava algo, faltava o pilar de sustentação, faltava um aliado mais forte ainda... Faltava o flamengo.Clube sócio fundador, totalmente ativo e indiscutivelmente parte preponderante nos contratos televisivos do C13, o Flamengo escondia de si mesmo uma mágoa que carregava a 23 anos, a falta de empenho, seriedade e profissionalismo do C13 para com o titulo de 1987 sempre esteve ali presente, como uma bomba prestes a estourar.
Porém, 23 anos depois, sem querer reforçar preconceitos e sim frisar um elogio, teve uma mulher que enfrentou muito homem e disse brigar com tudo e todos pelo titulo que era de direito do clube que ela começava a presidir, ela peitou o C13 e eles de novo recuaram, ela foi para a briga sozinha, mandou um estudo para a CBF e o SR.Ricardo Teixeira, viu ali o momento certo que ele esperava para tirar a carta que estava na sua manga há 23 anos. O Flamengo pediu o apoio que merecia ao C13 e esse apoio foi negado, mas quando foi a CBF acabou escutando uma favorável promessa de avaliação do caso, caso esse que lá já estava para ser averiguado, porém com acréscimos a serem protocolados, exatamente o estudo enviado.
Após anos de intrigas e brigas, os ex desafetos Flamengo e CBF acabaram se reunindo para que o presidente Ricardo Teixeira anunciasse ao clube que a CBF levou 24 anos para reconhecer como legal o que sempre foi legítimo, tal ato que possivelmente seria uma obrigação virou uma grande jogada de mestre do “Sarney” do Futebol Brasileiro, a rusga foi tratada, a distância encurtada e os planos do Clube dos 13... Esses estão na guerra que vem por aí.
Nós nem nos falávamos, mas depois dessa decisão, a relação com a CBF melhorou.” 
                                                                                                                  Patricia Amorim.

Muito se fala de criação de um novo clube, porém dos 7, que integrarão 9 clubes, podendo ser os 8 que apoiaram a CBF e votaram em Kleber Leite na eleição do C13(Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Santos, Vasco e Vitória, mais o Flamengo) ou como a ideia inicial do Andres Sanchez, o maior clube de cada centro de ponta do futebol nacional, tanto uma,quanto outra ao meu ver não acontecerá, o fato é complexo, porém com resoluções  muito mais simples.
Sem os dois maiores geradores de renda, o C13 negociará com Record e Globo em cifras muito menores e sem o clube que a Record visa, que é o Corinthians, a rede Globo negociará com Flamengo e Corinthians de forma independente, tendo os dois clubes sua receita por direitos de televisão um aumento óbvio e considerado, ou, mesmo que a Record vença a disputa pelo C13 a Rede Globo e seu parceiro(Bandeirantes) terão por direito a transmissão dos dois maiores clubes do país e maiores geradores de renda e Ibope.
Até agora, o Flamengo tem agido muito bem com os nossos coirmãos. Mas se cada um quiser brigar pelos seus interesses, vai ser melhor para o Flamengo”

        presidente Patrícia Amorim em entrevista coletiva na Gávea, referindo-se às cotas televisas.

O Clube dos 13 tem uma reunião marcada para esta quarta-feira. Em pauta estão justamente as cotas televisivas de 2012. O contrato com a Globo se encerra no fim deste ano e a Record já anunciou que vai fazer uma proposta bem superior à atual. Porém, o Flamengo possivelmente anunciará que irá romper com a entidade e, para isso, enviará o vice presidente Hélio Ferraz a reunião.
“Ainda não há rompimento, pelo menos por enquanto. Ficamos chateados, sim, com a atitude de alguns clubes e vamos brigar sempre pelo interesse do Flamengo.”
                                                                                       Patrícia Amorim, presidente do Flamengo.

4 comentários:

  1. Politicagem meu caro, simples assim. Declarar o mengo também campeão de 87 foi justo, mas infelizmente o objetivo foi outro, se puder passa lá no blog e veja o post que fiz sobre o assunto. Uma coisa é certa, somos nós, torcedores que vamos pagar essa conta...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não deveria ser duvida para ninguem a verdade de que o flamengo deveria ser realmente considerado campeão nacional, porém, a CBF na pessoa do Don Ricarleone se aproveitou de algo que ele já seria obrigado a fazer para tirar vantagem...jogada de mestre!
    Axo que para o corinthians e o flamengo, se eles realmente conseguirem negociar separado suas transmissoes será muito mais rentável, mas tem que ver as conseguencias burocraticas que isso pode trazer!

    parabéns

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma coisa que ninguém entende. Pois bem, quando a CBF vai fazer algo certo?

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uma entidade como a CBF deveria ter vergonha de toda esta confusão.

    Vejo a mudança sobre os direitos de transmissão de uma forma mais positiva. Com o fim do monopólio da Globo, clubes poderão se beneficiar com melhores acordos, e o torcedor com melhores horários para o seu futebolzinho sagrado.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir