Páginas

Custom Search

terça-feira, 12 de abril de 2011

Futebol é momento e gira como rola a bola



O dizer popular que defende que "o mundo gira feito uma bola" qualifica a bola como um planeta, e o "planeta bola" em todas suas esferas e abrangências realmente gira, com a administração do futebol ainda longe do profissionalismo desejado dentro dos clubes, vemos os clubes fazerem os mesmos erros de uma forma quase que cíclica.

Grande motivo para isso ocorrer, é também, a evolução e profissionalização paralela do mercado, empresários, empresas de imagens, detentores de direitos federativos, advogados, treinadores,patrocinadores,jogadores...todos estão cada vez mais bem informados e preparados para atuar encima de um clube que ainda não tem preparo para esse tipo de pressão e atuação.

O caso Ganso está repetindo o Robinho, Luis Fabiano e muito outros que achavam e se sentiam merecer transferir-se para Europa quando bem quiser, Ganso...assim como o Fabuloso nos anos passados tem um contrato a cumprir e pelo menos nesse quesito o clube praiano ainda acerta, pois na época, o tricolor paulista preferiu um acordo com jogador e o liberou pela quantia que chegou, já o Santos, está na sua posição,"se quiser renovar, renovamos nesses valores, se não cumpre o contrato e eu lhe vendo quando achar melhor." se isso vai funcionar, ou até onde o Santos aguentará...saberemos depois.


Outro caso de se comentar, é da venda do Jovem atacante Lucas Piazzon pelo São Paulo ao Chelsea, é de chamar atenção pelo fato do clube paulista ter criticado publicamente a postura do Vasco da Gama no momento da divulgação da venda de Phellipe Coutinho a Inter de milão, quando o jogador ainda era da base do clube da colina, e agora, quase como por uma inspiração no carioca, se desfaz de uma jovem promessa antes mesmo de sua estréia no clube pelo time principal, vale ressaltar que esse atleta foi um dos que entraram em litígio com o clube, (junto com meia Oscar e o lateral Diogo) por firmarem contratos ainda na menor idade e queriam rompimento com o clube, porém, apenas Oscar saiu e os dois tiveram um novo contrato negociado.

Uma inversão de valores, ao meu ver aconteceu gradativamente na mentalidade dos jogadores e os clubes facilmente aceitaram isso, hoje a facilidade em se pressionar o clube e até mesmo a seleção do país para se ter uma oportunidade é notória e infelizmente, em alguns jogadores, essas passagens parecem, ou realmente são apenas um lobby para ganhar a vida na europa, onde o salário é maior e se tem "o melhor futebol do mundo", até tenho uma opinião parcialmente contraria em relação a isso, porém o povo brasileiro sempre tem essa mania de adimirar o que vem de fora ao invés de o que é seu, parece ser algo enraizado na nossa cultura esportiva,ou até mesmo na cultura em geral, mas isso é assunto para outro post!

Um comentário:

  1. Infelizmente ainda estamos muito longe do ideal de administração esporetiva, mas concordo com vc, paradoxalmente empresários, emissoras de TV, advogados e os próprios jogadores se profissionalizaram no mesmo nível do europeu.... Poderia ficar aqui horos dando exemplo de jogadores que fazem de seus clubes e da prórpia seleção apenas como vitrine.... mas infelizmente ainda não temos poder econômicos para combater essa prática.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir