Páginas

Custom Search

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O maior espetáculo da terra: Futebol


Há tempos que o futebol é, sem dúvida um dos esportes mais rentáveis em partes do mundo, porém as escolhas de sedes da FIFA demonstram a intenção da mandatária desportiva de transformar o titulo do blog, e frase imortalizada por André Herring do canal Esporte Interativo uma verdade absoluta.
Concorrendo com países enormes no futebol mundial como a atual campeã e proprietária de um dos maiores campeonatos nacionais do mundo Espanha, além de Inglaterra, Holanda, Portugal etc. Rússia e Qatar conseguiram ser eleitas para sediarem as copas de 2018 e 2022 respectivamente.

Em relação à Rússia, vale-se ressaltar que apesar de não ter um campeonato e principalmente jogadores nacionais de alto nível, nos últimos cinco anos o caminho da cidade, bem como o da Ucrânia e do Qatar são as rotas do dinheiro para um mercado de negociações paralelas. Tempos após o colapso da união soviética, à exatamente duas décadas, a Rússia vem se estabelecendo em um mercado moderno economicamente falando e comprovando isso com altas taxas de crescimento monetário, embasado através do recorde nacional de 8,1% em 2007, foi através desse poderio econômico que o país conseguiu sediar a competição, com uma proposta de investimento estimado em trinta bilhões de reais, valor totalmente superior a estimativa da copa anterior, a brasileira, que é de sete bilhões de reais. Rússia promete U$ 3,8 bilhões, aproximadamente 6,5 bilhões de reais só em estádios, assim o país promete além de reformar três de suas arenas, garante criar mais treze. Somando com investimentos em estrutura, estádios e investimentos no esporte em geral, o projeto russo soma os valores anteriormente citados.

Tendo sido o outro escolhido, o organizador da copa em 2022 Qatar, tenta provar que todo dinheiro a ser investido na cidade e também no futebol transformará seu mercado em excelência constatada por todas as potencias mundiais, e sejamos sinceros, o que tenta os Estados Unidos com o “Soccer” desde a contratação de Pelé, está sendo atingido pelo Qatar através de contratações dos atletas experientes de diversos países, principalmente do Brasil, investimento em estrutura, ambientação e salários economicamente rentáveis a qualquer atleta estrangeiro que desembarque no país.
Recebendo a primeira copa em país do Oriente médio, o Qatar conseguiu inclusive driblar uma possível argumentação de que o calor no país seria risco de vida aos atletas,propondo, acreditem, um estádio climatizado, apoiados por Zidane e Pepe Guardiola, Qatar também propôs uma integração total das sedes e concentrações, com projeto de locomoção excepcional.

Sendo o Qatar extremamente dependente do petróleo, tendo no setor 70% do rendimento governamental do país, o petróleo praticamente sozinho alimenta o exorbitante, para seus antigos padrões  PIB de US$85,35 Bilhões, em crescente mundial o Qatar é o 22° no ranking de competitividade econômica de todo o mundo.
 
Partindo dessa premissa espero que até 2022 seja feito um projeto financiado pelos seus petrodólares para evoluir os jogadores do país, incentivando a criação de bons atletas para representá-los na futura competição. 

20 comentários:

  1. Grande parte da escolha se deve ao fator financeiro de ambos os países. Esperamos que tanto Rússia como Quatar consigam fazer belos mundiais.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o dinheiro e interesses políticos ultrapassaram a barreira do bom censo no futebol.

    *Comentário por indicação da guchy

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Thálius
    Muito bom post, na verdade muito bom o blog
    como sempre escrevendo como fala e sem duvida alguma falando bem e bonito né?!?
    hehehehehehe
    A fifa e a capitalização do futebol!!

    ResponderExcluir
  4. Não entendo de futebol, mas seu blog é excelente!

    ResponderExcluir
  5. Futebol virou a muito tempo interesse financeiro, torcedores são meras marionetes apaixonadas na mão desses cartolas imundos!

    indicação>The Fhurbby team<

    ResponderExcluir
  6. Mto bom o texto!

    *indicação da fhurbby

    ResponderExcluir
  7. otimo blog.
    futebol é uma paixão mundial.
    bjsss.
    adorei.
    Indicação da guchy.

    ResponderExcluir
  8. A copa Iberica seria bem melhor, Espanha e Portugal. Não sei o que a Russia tem a apresentar, agora é aguardar.

    Indicação, Guchy

    ResponderExcluir
  9. Otimo Blog...
    Otimo POst...
    BjÔ...
    Passando aki por ''indicação da guchy''

    ResponderExcluir
  10. Vamos nos concentrar na copa 2014 no Brasil, deixa o resto se ferrar, rs, adorei o blog!

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de falar, a indicação foi da guchy!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu quero mais é saber da copa de 2014...
    Depois agente pensa no resto...
    Mas a Russia ii o Quatar só foi escolhido mais pela condição financeira...

    Indicação da guchy

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muito de futebol.Estou torcendo para o Brasil em 2014 ..
    Indicação de Guchy

    ResponderExcluir
  14. e bem interessante isso...
    foi um otimo blog sim !
    Passando aki por ''indicação da guchy''

    ResponderExcluir
  15. mtu interessante msm...
    passando tb pra dizer q foi indicação da guchy

    ResponderExcluir
  16. Blz de post, heim.

    Até q gostei com relação a Rússia q quero vê o futebol russo se fortalecer mais ainda.

    Com relação ao Qatar, o dinheiro ñ é problema para esse país pequeno e vai construir estádios moderníssimos. Agora, a seleção deles ñ tem nada de futebol e certamente vai ser recheada de jogadores naturalizados e até com brasileiros quem sabe. Tem pouquíssimos time e ñ sei se vão evoluir com essa Copa do Mundo.

    ResponderExcluir
  17. Conhecendo hj o blog
    muito boa postagem,porem nao concordo ao dar a entender que qatar e russia so forma escolhidos pelo dinheiro e so,tiveram condições de investir em uma copa com estrutura de qualidade e levaram.
    Não se faz copa só onde tem bom futebol,exemplo disso é os EUA em 1994,africa em 2010 e etc!

    comunidade Fla_oficial

    ResponderExcluir
  18. A copa Iberica seria bem melhor, Espanha e Portugal. Não sei o que a Russia tem a apresentar, agora é aguardar.²²²²²[2]

    rapá thálius esse teu blog tá de parabéns pq apesar dos textos serem extensos ñ são enfadonhos, muito pelo contrário, primam pelo senso crítico e qualidade informacional. isso é fundamental pra kem ñ suporta mais viver num mundo medíocre de 140 caracteres....valew irmão!

    * com indicação de noboby hehehehehe

    ResponderExcluir